27 de dezembro de 2013

A História do Meu Cabelo por Amanda Casado

Bem, meus cabelos sempre tiveram uma diferença de textura entre ele, na parte da nuca, os cachos são mais crespos e mais fechados (tipo 4a), na parte superior da cabeça, os cachos são um pouco mais abertos e com uma textura mais fina (tipo 3c). Quando pequena, creio que de uma conseqüência por minha mãe ter cabelos naturalmente lisos e finos, eu sempre quis ter um cabelo igual ao dela. Ela não me permitia alisar, pois dizia que eu devia aceitar o meu cabelo do jeito que ele é.
Mas por volta dos 12/13 anos, eu comecei a passar prancha frequentemente. A minha mãe sempre me falava sobre o relaxamento, que iria abaixar o volume, que sinceramente era algo que me incomodava, pois todas as minhas amigas tinham o cabelo liso ou cachos largos, e as cacheadas sempre usavam o cabelo preso. Depois de um tempo pensando no uso do relaxamento, resolvi arriscar para ver como ficaria.

Fiz pela primeira vez o relaxamento, senti os cabelos mais leves e o volume estava realmente mais controlado. Passei por mais relaxamentos feitos em casa, até que uma amiga da família resolveu me levar a um cabeleireiro para fazer um relaxamento profissional, e essa foi à pior coisa que eu fiz na minha vida... A cabeleireira passou um produto que deixou a parte relaxada inflexível e sem movimento. Mas mesmo assim, dois meses depois relaxei de novo o cabelo no mesmo salão, porém dessa vez algo pior aconteceu, o produto era muito forte e meu cabelo mesmo sendo cheio, é fino. Resumindo, o produto queimou o meu couro cabeludo, meu cabelo ficou fraco e sem vida.
Depois dessa experiência, resolvi largar de vez o relaxamento no salão e passei apenas por mais relaxamento feito em casa, que não teve muito efeito no meu cabelo. Após isso nunca mais usei nenhum tipo de química no cabelo e resolvi assumir de vez eles naturais. O uso desses produtos deixou meus cabelos fracos e sem vidas, o uso seguido de produtos de alisamento, como a prancha, acaba danificando o cabelo pelo aquecimento.

Ilude-se quem acha que mudando quimicamente a forma do cabelo se tem o cabelo dos sonhos. Usar o produto errado no cabelo pode ser o início de um pesadelo, conheço muitas pessoas que perderam os cabelos por consequência disso e, aliás, aceitar o cabelo da forma natural levanta a auto-estima e nos deixa muito mais feliz. Cada um é do jeito que deveria ser, não há razões para querer mudar e eu precisei passar por essa situação para entender que não existe coisa melhor no mundo do que ser feliz consigo. O cabelo natural é um presente que precisa ser aceito, e eu aceitei!


Amanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...